O projeto "Todos por Todos", que vai envolver o comércio local e a comunidade na ajuda aos mais carenciados do concelho de Famalicão, avança no próximo dia 12.
Corpo do artigo
Haverá um conjunto de estabelecimentos comerciais aderentes ao projeto que farão recolha de bens alimentares e estarão também disponíveis para vender vales oferta, que serão depois descontados em bens alimentares na respetiva loja.
O "Todos por Todos" nasceu no seio das dez comissões sociais inter-freguesias de Famalicão porque começaram a surgir novas situações com necessidade de auxílio, pelo que, em conjunto com a Câmara Municipal, decidiram lançar o projeto.
O vereador do Desenvolvimento Territorial Integrado da Autarquia, Augusto Lima, explicou que a iniciativa pretende não só dar resposta às novas necessidades mas também "preparar o futuro".
"Houve mais procura [de ajuda] por parte de famílias carenciadas e o projeto visa dar resposta a este aumento já identificado, mas por outro lado, preparar para o futuro a curto prazo", afirmou, apontando que o desemprego está a aumentar. O vereador notou que, para já, as "novas situações" de famílias a pedir a ajuda é "em pequena escala".