Tony Carreira, Emanuel, Santa Maria e Maninho são os cabeças de cartaz do Senhor dos Navegantes nas Caxinas, em Vila do Conde. As festas em honra do padroeiro dos pescadores são as maiores das Caxinas e, todos os anos, arrastam milhares ao coração da maior comunidade piscatória do país.
Corpo do artigo
Este ano, tudo começa a 25 de julho com uma sessão de fogo de artifício e a inauguração da iluminação. No dia seguinte, é a Noite de Fados na escadaria da Igreja do Senhor dos Navegantes.
No dia 1 de agosto, o palco é de Tony Carreira e é esperada casa cheia para ver o autor de músicas como “Sonhos de Menino”, “Depois de ti”, “O mesmo de sempre” ou “A saudade de ti”. Um dia depois, é a vez dos Santa Maria e, no dia 3, é Maninho quem atua no palco junto à Igreja do Senhor dos Navegantes.
Ainda antes de Maninho, há missa solene às 11 horas e a procissão sai às 16 horas. São 16 andores, carregados em ombros pelos pescadores da terra e mais de duas centenas de figurantes, naquela que é uma das maiores manifestações de fé da Região Norte.
No dia 4, às 18.30 horas, há missa do 40.º aniversário da inauguração da Igreja ao Senhor dos Navegantes e, no dia 6, também às 18.30 horas, realizam-se as solenidades religiosas evocativas do Dia do Padroeiro. Nessa noite, sobe ao palco Emanuel e as festas terminam com uma sessão de fogo de artifício.