Torneios com cavalaria acrobática francesa estreiam na Viagem Medieval de Santa Maria da Feira
Os torneios medievais com cavalaria acrobática francesa são uma das novidades da 28.ª edição da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, que decorre de 30 de julho a 10 de agosto, no centro histórico de Santa Maria da Feira.
Corpo do artigo
Uma das apostas desta edição é também a contratação de um encenador que privilegia a emoção em toda a narrativa, recorrendo a efeitos visuais e sonoros de grande impacto para elevar ainda mais o espetáculo.
Os cavaleiros franceses da companhia Alastyn Events trazem à Viagem Medieval demonstrações de volteio cossaco e acrobacias a cavalo que prometem surpreender o público. Profissionais na arte da acrobacia, vão protagonizar momentos de grande espetacularidade nas encenações históricas.
A esta companhia internacional, junta-se uma extensa equipa técnica e artística. Os dois torneios desta edição contarão, ainda, com a participação de grupos locais, nacionais e internacionais, entre os quais se destacam a dupla feirense de atores cómicos Os Eloquentes, e os grupos de recriação histórica Espada Lusitana, Centauros Ordo e AGAPE.
Dois torneios por dia com histórias interligadas
Os torneios realizar-se-ão diariamente na Liça: o primeiro às 19 horas, com o título “A Honra das Casas”, e o segundo às 22.30 horas, intitulado “Pela Glória de Duarte de Almeida”. Os portadores da Pulseira Real terão acesso gratuito ao torneio da tarde, mediante reserva prévia.
Este ano, a encenação dos torneios está a cargo de Jaime Monsanto, que se estreia neste papel na Viagem Medieval, embora conte já com várias participações anteriores como ator nos grandes espetáculos do evento.
Com um percurso profissional sólido na representação, escrita de argumentos, encenação e direção de atores, Monsanto promete elevar ainda mais a intensidade das lutas, tanto a cavalo como apeadas.
Sem revelar pormenores das histórias apresentadas nos dois torneios, o encenador adianta que ambos os espetáculos serão marcados por momentos de grande intensidade emocional, centrando-se na rivalidade entre duas casas nobres que, através do conflito, acabam por valorizar a coragem e a união, culminando num duelo épico que definirá a honra e o destino de um herói nacional.
Som e luz como protagonistas
Para Jaime Monsanto, “a luz e o som são tão protagonistas quanto os cavaleiros em cena”. As batalhas ganham dimensão com percussões intensas, tambores de guerra e efeitos sonoros realistas que acompanham cada galope, cada embate e cada viragem dramática da narrativa.
Os torneios incluem lutas e exercícios a cavalo, justas com lanças, combates apeados e encenações em grupo, proporcionando momentos únicos que aliam técnica, teatralidade e uma forte componente de interação com o público. O grande desfecho chega à noite, com um clímax marcado por comoção, honra e glória.
Organizada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pela empresa municipal Feira Viva e pela Federação das Coletividades de Cultura e Recreio do Concelho, a 28.ª edição da Viagem Medieval recriará episódios do reinado de D. Afonso V, com especial enfoque no Condado da Feira.