A programação de “Guimarães, Cidade Natal” arrancou, na tarde deste sábado, com a inauguração da pista de gelo, na praça da Plataforma das Artes, às 15 horas, seguida do concerto dos Christmas Brothers, no largo do Toural.
Corpo do artigo
A parada de Natal arrancou da alameda Alfredo Pimenta, às 16.30 horas, e percorreu as ruas do centro até chegar ao largo do Toural, momentos antes dos sinos da basílica de S.Pedro anunciarem as 18 horas e as luzes natalícias se acenderem para alegria da multidão, principalmente dos mais novos, que enchia a praça. Os espetáculos musicais começam no dia 7 e terminam com o habitual concerto de Ano Novo, no dia 1 de 2025.
As muitas pessoas que, após o almoço, se deslocaram à Plataforma das Artes para se divertirem na novidade do Natal deste ano em Guimarães, a pista de gelo, foram-se mudando para o largo do Toural à medida que a noite se aproximava.
A parada de Natal, depois de percorrer as ruas do centro, entrou no largo já repleto de gente que esperava pelo momento em que o presidente da Câmara, Domingos Bragança, carregou no interruptor para acender as luzes da árvore de Natal. As primeiras horas da noite prosseguiram com um concerto de Gospel, a abertura da casa do Pai Natal e do mercado de Natal, na praça Condessa do Juncal.
Os concertos, uma parte importante do programa de Natal na Cidade Berço, começam no dia 7, com a atuação da Banda da Sociedade Musical de Pevidém, na igreja de São Francisco. No dia seguinte, na capela do Centro Juvenil de São José, apresenta-se o Coro Vilâncico. No dia 14, o Coro e a Orquestra de Guimarães atua na Igreja de Misericórdia e, no dia 15, os Jovens Cantores do Conservatório dão um concerto na Igreja de São Domingos. João Sousa e o Quarteto de Cordas de Guimarães têm agendados dois espetáculos, no dia 19, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), e, no dia 20, no auditório D. Manuel Monteiro de Castro, em Prazins Santa Eufémia. No dia 21, na Capela do Centro Juvenil de São José, o Grupo Coral de Ponte e o Coro En’Canto apresentam “Lighten: Um concerto de Natal”.
Orquestras no Natal e Ano Novo
A Orquestra do Norte dá um concerto no domingo, dia 22, no CCVF, e o ponto final nas festividades de Natal e Ano Novo será, como habitualmente, o concerto da Orquestra de Guimarães, no dia 1 de janeiro, também no CCVF, com a direção do maestro Vítor Matos e a participação da solista Marina Pacheco e da Academia de Bailado.