
Multidão esperada no centro de Guimarães
Foto: Direitos Reservados
A iluminação é ligada no dia 30, às 18 horas, marcando a abertura de uma programação com muita música popular e erudita
Corpo do artigo
A programação de Natal em Guimarães arranca, como é hábito, no dia depois do Pinheiro, o ponto alto das Festas Nicolinas. A iluminação das ruas e da árvore de Natal, colocada no largo do Toural, acontece às 18 horas, mas a animação arranca com a parada natalícia e dois concertos: um pelos The Cover Van e outro pelos Shout!. A música é um dos pontos fortes do cartaz, com os concertos a acontecerem na rua e nas igrejas. A roda gigante e a pista de gelo estão entre as apostas.
O Município de Guimarães investiu mais de 600 mil euros na programação de Natal, um reforço de cerca de 100 mil euros relativamente ao orçamento de 2024 . O objetivo, de acordo com a vereadora da Cultura, Isabel Ferreira, é atrair pessoas ao comércio, restaurantes e hotelaria.
A pista de gelo, com 200 metros quadrados, situada no Largo Condessa do Juncal e a roda gigante, de 30 metros de altura, com 18 cabines, incluindo uma para pessoas com mobilidade reduzida, instalada no Parque das Hortas, são as atrações mais chamativas. No Largo do Toural, junto à árvore de Natal, vai ficar a casa do Pai Natal e o carrossel francês. O preço para usufruir dos divertimentos varia entre os 2,5 e os 4 euros.
As festividades arrancam no dia 30, às 15 horas, com uma parada de Natal composta por 50 personagens e 80 figurantes, que vai circular pelas ruas centrais, durante duas horas. Um dos pontos altos deste desfile é o momento em que o Pai Natal entra na sua casa. "No ano passado, no primeiro dia, eram 23 horas e ainda havia fila para os mais novos tirarem uma fotografia com o Pai Natal", referiu Paulo Covas, responsável pela divisão de Cultura da Câmara de Guimarães.
Ainda antes do acendimento das luzes, às seis da tarde, há dois concertos, no Largo do Toural: O quinteto The Cover Van apresenta-se a partir das 15.30, dando novas roupagens (com violino e violoncelo) a temas musicais conhecidos; às 17 horas atuam os Shout!, a primeira formação de gospel portuguesa. Já com a cidade iluminada, às 18.10, a festa prossegue com um espetáculo de Sara Pascoal. Pouco depois abre portas o mercado de Natal, na Alameda de S. Dâmaso.
A música cruza todo o programa, com 12 concertos, no coreto da Alameda, a cargo das escolas de música do concelho e um conjunto de apresentações nas diversas igrejas, com destaque para o concerto da Orquestra do Norte, no dia 13, às 21.30 horas, na igreja de São Francisco.

