A administração da Dat-Schaub, em Arcozelo, comunicou esta quinta-feira aos funcionários que vão ficar em casa até ao final de agosto. A empresa deu a garantia de que será pago o salário e o subsídio de férias.
Corpo do artigo
Depois de uma semana em casa a aguardar informações, os 435 trabalhadores da Dat-Schaub, em Arcozelo, Gaia, foram informados de que continuarão sem trabalhar até ao final de agosto, mas com os salários assegurados. A garantia chegou nesta quinta-feira aos funcionários através de um email enviado pela administração da fábrica de tripas naturais que ardeu no sábado, perdendo toda a área de produção.
“Há um compromisso, da parte da administração, que é o de garantir o subsídio de férias e os salários até 31 de agosto”, disse, ao JN, José Armando Correia, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação (STIANOR), que na quarta-feira esteve reunido com representantes da fábrica e delegadas sindicais.
“A partir dessa altura, iremos ver. Mas o compromisso que há, da administração, é o sindicato e os trabalhadores serem informados das decisões”, acrescentou o dirigente, explicando que os funcionários “estão dispensados de apresentar-se na empresa” até ao final do próximo mês.
Questionado pelo JN, José Armando Correia afirmou que “não foi posto em cima da mesa” o cenário de despedimentos. Agora, sindicato e trabalhadores “aguardam que a empresa transmita qualquer outra alteração ao que está previsto”.
Funcionários confiantes
“Estou confiante que vão erguer [a fábrica]”, disse, ao JN, uma funcionária, ao fim da semana de férias imposta pelo incêndio que consumiu a Dat-Schaub. “É uma empresa muito forte e que dá emprego a muita gente”, lembra, por outro lado, Maria Pimenta, que está há 25 anos entre os trabalhadores sub-contratados da firma dinamarquesa. “Estou mais preocupada por causa do tempo que vamos estar em casa, à espera, porque, de resto, acredito que aquilo [fábrica] vai para a frente”, diz Eva Vita, que trabalha há seis anos na Dat-Schaub e crê que a empresa quer manter os postos de trabalho.
Pormenores
Funcionários
Com 435 postos de trabalho diretos – excetuando os indiretos, de funcionários subcontratados –, a Dat-Schaub é uma das principais empregadoras de Arcozelo. Dedica-se ao fabrico, calibragem e comércio de tripas naturais e artificiais.
Isenção de taxas
Na segunda-feira, a Câmara de Gaia vai votar uma proposta do presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, que visa isentar de taxas municipais as obras de recuperação das instalações.
Recuperação
A proposta inclui a “assistência técnica e política” nos procedimentos necessários à recuperação da fábrica, para “uma rápida reativação da empresa, salvaguardando os postos de trabalho”.