Funcionários de alguns dos monumentos mais visitados do país vão ser aumentados em 30% após acordo entre Autarquia e Governo.
Corpo do artigo
Os cerca de 300 trabalhadores da Parques de Sintra, empresa que gere os monumentos do concelho, vão deixar de receber o salário mínimo e vão ver os ordenados aumentados em 30%. O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (STAP), que representa estes funcionários, reuniu esta sexta-feira com a Parques Sintra, para assinarem o novo acordo da empresa. O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, realçou à agência Lusa que as valorizações salariais em causa vão entrar “imediatamente em vigor”, não necessitando de aguardar pela publicação do acordo no Boletim do Trabalho.
A proposta, aceite pelo Governo, implica a aplicação das tabelas remuneratórias constantes no regime já definido para a administração pública, o que se traduz num aumento de salários. O dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública, Pedro Salvado, disse ao JN que “é um dia histórico”. “Não vai haver gente a ganhar o salário mínimo. Tínhamos coordenadores e técnicos superiores a ganharem o ordenado mínimo e 900 euros, respetivamente, que passam a ganhar 1300 euros. São excelentes notícias, é o melhor acordo que já fiz”, garante Salvado, que vai desconvocar umagreve que os trabalhadores tinham agendada.
O presidente da Câmara de Sintra e o ministro das Finanças chegaram ainda a um acordo, esta semana, no sentido do município assumir 51% do capital da Parques de Sintra, ficando os restantes 49% na titularidade do Estado. Basílio Horta, que já tinha revelado disponibilidade para resolver o impasse laboral na empresa, sublinhou, contudo, que esta solução “implicará a aprovação do executivo camarário e da Assembleia Municipal de Sintra”.
As reivindicações dos funcionários da Parques Sintra, que têm feito várias greves nos últimos meses, já eram antigas.Uma das reclamações dos trabalhadores de alguns dos monumentos mais visitados do país, tal como o JN noticiou em março, era “metade dos funcionários receberem o salário mínimo”.
A Parques Sintra gere monumentos como o Palácio da Pena, o Palácio Nacional e o Convento dos Capuchos, que atraem milhares de visitantes.