Os transportes escolares não se efetuaram, esta quarta-feira de manhã, em Ribeira de Pena e Alijó devido à neve e gelo nas estradas, estando a situação normalizada no concelho de Vila Real, segundo fontes da Proteção Civil.
Corpo do artigo
Pelo segundo dia consecutivo os alunos das aldeias dos concelhos de Ribeira de Pena e Alijó, no distrito de Vila Real, não vão ter aulas devido ao mau tempo.
O presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto, disse à agência Lusa que as estradas "estão muito perigosas" devido à neve que ainda não derreteu e à acumulação de gelo.
Por causa disso, a Proteção Civil optou por não efetuar o transporte escolar esta manhã.
Situação idêntica se passa em Alijó, onde, mais por causa do gelo que tornou as estradas escorregadias, não estavam reunidas as condições para a passagem dos autocarros.
Em Vila Pouca de Aguiar, o limpa-neves trabalhou toda a noite a limpar as vias e a espalhar sal para derreter o gelo.
João Fontes, responsável local pela Proteção Civil, referiu que, para já, não se está a efetuar o transporte escolar, mas que o gelo está a derreter, pelo que este ainda se poderá proceder mais tarde.
Em Vila Real, as equipas da Proteção Civil Municipal estão a trabalhar desde madrugada na limpeza das estradas das zonas de Lamas d'Olo, na serra do Alvão, e de Lamares e Justes.
O responsável pela entidade, Álvaro Ribeiro, afirmou à Lusa que estão reunidas as condições para que a passagem dos autocarros escolares neste concelho, pelo que o dia de aulas se deverá proceder com toda a normalidade.
Por causa da neve que começou a cair na região, na terça-feira de manhã, as aulas foram suspensas em seis concelhos do distrito e milhares de alunos regressaram mais cedo a casa.
Durante o dia de terça-feira também se verificaram muitos constrangimentos na circulação automóvel em várias estradas do distrito.
Segundo a GNR, nas principais estradas que atravessam o distrito, nomeadamente o Itinerário Principal 4 (IP4), e as autoestradas A24 e A7, circula-se com normalidade esta manhã.