
Casa estava sinalizada desde quinta-feira
Foto: Teixeira Correia
O município retirou 34 moradores de um prédio em risco de ruir, no número 12 da Rua Alexandre Herculano, Centro Histórico de Beja, e ofereceu soluções de realojamento. Edifício fica nas traseiras da Caixa Geral de Depósitos, contiguo a outras habitações.
Além do risco de ruir, os edifícios apresentavam evidentes problemas de insalubridade e perigo para a saúde pública. Para a operação de evacuação, foram acionados os Bombeiros Voluntários de Beja, a PSP, a Cruz Vermelha e os parceiros da Rede Social do Concelho. A zona foi vedada e está interdita a passagem de pessoas e viaturas.
Tal como o JN noticiou, durante a manhã de sexta-feira, uma pessoa foi para a habitação de familiares e outra pessoa para resposta social de acolhimento. Duas pessoas foram alojadas e os restantes 30 moradores, cidadãos africanos ligados aos trabalhos na agricultura, foram encaminhados para equipamento de acolhimento coletivo de emergência social e temporário do município, ativado para este efeito.
Leia também Octogenário retirado de prédio de Beja em risco de ruir
A Câmara Municipal de Beja sublinha que vai continuar "a atuar de forma articulada com as entidades competentes, que estão no terreno, para ativação dos meios e respostas legalmente adequados", acrescentando que privilegia, sempre, "a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade, a salvaguarda da saúde pública e o cumprimento da legalidade", remata.
Os efeitos da depressão Marta fazem-se também sentir em oito estradas que estão interrompidas ou condicionadas ao trânsito em seis dos catorze concelhos do distrito de Beja.
