Termina este domingo o evento "Campo em Festa", organizado por duas aldeias de Monção, em que foram preparados ingredientes para servir três mil travessas de cozido à portuguesa feito à moda antiga.
Corpo do artigo
Durante cerca de 10 meses, setenta habitantes de Anhões e Luzio, em Monção, trataram de cultivar as hortaliças e criar animais necessários à confeção do prato servido durante a festa que tem uma vertente solidária.
De acordo com informação divulgada pela organização, "em maio do ano passado, foram plantados 700 pés de couves-galegas e cerca de uma tonelada de batatas". E a população das duas aldeias vizinhas "uniu esforços para criar 220 galinhas e 11 porcos, em regime semiaberto, e alimentados com produtos da terra. Três vacas de raça Barrosã, que pastoreiam em liberdade na Serra da Anta, foram compradas a explorações locais".
A produção permitiu que, durante este fim de semana, fosse confecionado um cozido à moda local, "servido em travessas de barro no interior de uma tenda aquecida, com cerca de 2500 metros quadrados, instalada perto do santuário do Senhor do Bonfim".
“A nossa maior preocupação é acolher bem todos os visitantes que vêm saborear o nosso cozido que é fruto da lavoura e da criação de animais e do trabalho e dedicação da comunidade local”, afirma Amâncio Alves, presidente da União de Freguesias de Anhões e Luzio, responsável pela organização, expiando que os habitantes locais "prepararam os enchidos e um total de dois mil salpicões, chouriços e chouriças de carne e sangue e 30 presuntos”, para que, além do cozido, cada mesa tenha direito a "uma entrada composta por um prato com broa e chouriça, feitas pela comunidade de Anhões e Luzio". “Esperamos servir cerca de três mil travessas de cozido”, acrescentou o autarca.
O recinto tem capacidade para 1300 lugares sentados e conta com uma zona com 25 stands de produtos locais e regionais, como artesanato, vinho, fumeiro e roscas, e outras iguarias preparadas por associações e clubes de futebol locais.
O evento inclui animação com grupos de música popular, concertinas, cantares ao desafio, rusgas, charangas, grupos de bombos e folclore. Esta tarde de domingo, decorre um convívio livre para amantes de concertinas e música popular portuguesa.
Nesta edição, a iniciativa tem uma vertente solidária de apoio aos Bombeiros Voluntários de Monção e às associações Mão de Mimos e dinamicaMENTE”.