Uma embarcação naufragou, esta sexta-feira à tarde, ao largo da Figueira da Foz. Cinco pescadores foram resgatados com vida pelo salva-vidas da Marinha e três estão desaparecidos.
Corpo do artigo
Ao que o JN conseguiu apurar, a embarcação "Jesus dos Navegantes" é da Póvoa de Varzim e naufragou pelas 17.30 horas. Segundo declarações à Lusa de um surfista presente no local, o barco subiu uma onda de três metros, rodou e bateu no mar já virado.
Um dos pescadores resgatados entrou no Hospital Distrital da Figueira da Foz em paragem respiratória. Inicialmente, o comandante da Proteção Civil disse publicamente que esta vítima tinha falecido, o que não se veio a confirmar.
O pescador nesta situação tem 48 anos e é da Póvoa de Varzim, tal como os outros quatro resgatados com vida. Foi reanimado, depois de ter entrado em paragem cardiorespiratória, mas o seu estado de saúde é instável, pelo que vai ser transferido para os Cuidados Intensivos do Hospital de Coimbra.
Os outros quatro, com idades que não ultrapassam os 40 anos, já tiveram alta clínica.
A caminho da Figueira da Foz está uma equipa de psicólogos do Instituto nacional de Emergência Médica (INEM) para dar eventual apoio aos familiares das vítimas, nomeadamente dos três pescadores que continuam desaparecidos.
"Iam dois barcos a sair e a vaga bateu num deles e virou-o", disse também à Lusa Mário Gomes, outro pescador no local.
No local estiveram três ambulâncias, uma viatura médica do Hospital da Figueira da Foz e meios da Polícia Marítima e da GNR. Um helicóptero da Força Aérea HE101 também participou, até as 20.30 horas, na operação de resgate dos pescadores desaparecidos.