Os trilhos pedestres de Carrazeda de Ansiães atraem cada vez mais pessoas de outras paragens. Os trilhos da Fraga da Ôla, da Cova Escura e da Aldeia dos Moinhos, em Vilarinho da Castanheira e Pinhal do Douro, foram inaugurados com uma caminhada que juntou mais de uma centena de participantes.
Corpo do artigo
Um deles foi António Saraiva, que viajou de Coimbra de propósito. Partiu às 3.00 horas da manhã para chegar a Carrazeda a tempo de iniciar a caminhada. Admite que se desloca para este tipo de atividades em vários locais do país e, como o Douro "é uma região bonita", não perdeu a oportunidade.
Maria Magalhães e Fernando Oliveira chegaram de Esposende, também propositadamente para participar na caminhada em Vilarinho da Castanheira e Pinhal do Douro. Por um lado, para "conhecer a zona". Por outro, "é um desafio pessoal por questões de saúde", diz ele. Já ela frisa que "adora ambientes naturais" e que gosta de sair de Esposende para caminhar noutras zonas de Portugal.
O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, fica agradado com a atração que os trilhos pedestres do concelho estão a gerar, embora o objetivo também seja "envolver os munícipes".
O autarca destaca ainda o envolvimento das comunidades locais, através da "interação com associações e pessoas das aldeias". Serve também para "divulgar o património que existe no concelho".
Em abril e maio vão ser abertos mais dois percursos, na zona de Linhares e Ribalonga, que se somam aos seis que já foram inaugurados.