O túnel rodoviário de Santo Ovídio, em Gaia, vai reabrir ao trânsito no próximo mês de junho. A previsão, em função do calendário da obra de extensão da linha Amarela até Vila d'Este, é de Pedro Quintas, o responsável pela empreitada.
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"Temos como objetivo permitir a libertação da interdição da passagem inferior rodoviária em Santo Ovídio para o final de junho", adiantou, ao JN, Pedro Quintas.
A passagem subterrânea está fechada desde o início de novembro de 2021, com grande transtorno para os automobilistas. Mas, a construção do viaduto que ligará as estações de Santo Ovídio e de Manuel Leão, bem como a instalação dos respetivos pilares ao longo do traçado, obrigaram a interromper o trânsito, nos dois sentidos, que passava sob a rotunda de Santo Ovídio.
A ser cumprida a meta da Metro do Porto, o encerramento do túnel durará cerca de 20 meses. É, sem dúvida, um incómodo para os gaienses, em termos de mobilidade, agravado, para quem viaja de carro para o Porto, com o fecho do tabuleiro inferior da ponte Luís I.
Efeito mitigador
"É um constrangimento [interdição em Santo Ovídio] que altera a vida dos cidadãos, mas também sabemos que no final todos vamos beneficiar porque estaremos a contribuir para a descarbonização, utilizando-se um transporte como o metro, que tem uma pegada menor que o transporte individual", disse o presidente da Metro, Tiago Braga, na altura do encerramento do túnel, a pensar nos ganhos da chegada da linha Amarela a Vila d"Este.
O fecho em Santo Ovídio, por onde passavam diariamente cerca de 40 mil carros, tem sido mitigado pelas faixas laterais à superfície que continuam abertas e vão permitindo escoar o trânsito, na medida do possível, embora com picos de afluência nas horas de ponta.
Parque na estação D. João II continua gratuito
O parque de estacionamento em terra batida junto à estação D. João II, na linha Amarela, em Gaia, vai continuar a ser gratuito.
Entre os utilizadores corria o rumor de que o local passaria a ser pago, mas a Câmara de Gaia esclareceu que nada vai mudar. Ou seja, vai manter-se a funcionar nos moldes atuais, de acesso livre e sem custos. Ainda assim, a Autarquia adverte que se trata de uma estrutura "provisória e precária".
Trata-se de um parque com imensa procura, quase sempre lotado nos dias úteis, embora a frequência de entrada e saída dos carros seja grande, o que confere rotatividade ao espaço.
Serve, sobretudo, quem viaja de metro e chega a D. João II de automóvel. É um ponto estratégico. Para quem vive em Gaia ou se desloca de outras proveniências ao concelho gaiense, o aparcamento logo abaixo de Santo Ovídio é de uma utilidade extrema, pois permite deixar ali a viatura e seguir para o Porto nas composições da linha Amarela.
O grande objetivo deste sítio para estacionar, assim como de todos os outros ao longo da rede da Metro do Porto, é tirar, o máximo possível, os carros da cidade e, com isso, melhorar a mobilidade nas ruas. Também tem proveitos ambientais.
A obra da extensão da linha até Vila d'Este contempla pelo menos mais um parque, que ficará localizado frente à entrada principal do Hospital de Gaia, no Monte da Virgem.