O Município do Porto lançou um concurso público para reabilitar quatro artérias na freguesia do Bonfim. A intervenção, com um preço base de três milhões de euros, deverá demorar um ano e meio a ser concretizada.
Corpo do artigo
São quatro artérias da freguesia do Bonfim, no Porto, e vão estar em obras durante cerca de um ano e meio. O concurso para a reabilitação da Rua da Póvoa, entre as ruas de Aires Ornelas e Dom Agostinho de Jesus e Sousa, da Travessa da Póvoa, da Calçada da Póvoa e da Rua do Monte Tadeu, entre as ruas de Santos Pousada e da Póvoa, já foi lançado pelo Município. O investimento previsto é de três milhões de euros.
"Com um prazo de execução de 580 dias, a obra naquelas artérias no Bonfim procura ajustar as vias à realidade da sua evolução ao longo dos anos, de forma a melhorar as acessibilidades pedonais e viárias", explica a Autarquia, sublinhando que a intervenção insere-se no programa Rua Direita, investimento municipal que atinge os 29 milhões de euros. O objetivo é renovar perto de uma centena de artérias, correspondentes a cerca de 15 quilómetros.
Nos referidos arruamentos do Bonfim, "serão instalados pavimentos táteis em todos os atravessamentos e colocadas papeleiras e outro mobiliário urbano".
De acordo com a Câmara, aquela zona também passará a ter pontos de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos. E a intervenção abrange, ainda, "a renovação das redes de abastecimento de água, saneamento, águas pluviais e telecomunicações, bem como a remodelação da rede de iluminação pública existente".
As propostas para o concurso público deverão ser entregues até ao dia 27, através de uma plataforma online.
Obras
Paranhos
No início de dezembro, começaram as obras na Rua e na Travessa do Monte de São João, junto à Quinta do Covelo, em Paranhos.
Cedofeita
A Travessa da Quinta Amarela e a Rua de Nove de Julho, em Cedofeita, também estão a ser renovadas no âmbito do programa Rua Direita.
Balanço
Atualmente, diz a Câmara, o programa conta com 31 ruas em obras e 12 artérias já reabilitadas.