Arranca nesta quinta-feira o Festival Internacional de Órgão e Música Sacra da Área Metropolitana e Diocese do Porto (FIOMS), cujo programa inclui 44 concertos em várias igrejas da região. A entrada é gratuita.
Corpo do artigo
Esta é a 3ª edição do festival que tem como objetivo promover o "património organístico". Até 19 de novembro, o FIOMS oferece uma "experiência musical rica e diversificada", com 44 concertos, de entrada livre, em várias igrejas da Diocese do Porto e em dez municípios da região do Grande Porto (Porto, Maia, Amarante, Felgueiras, Valongo, Gondomar, Vila Nova de Gaia, Arouca, Oliveira de Azeméis e Vila do Conde).
O Porto será o município com mais espetáculos (20), recebendo mesmo um concerto no átrio dos Paços do Concelho. O concerto inaugural do festival é às 21.30 horas desta quinta-feira, na Sé Catedral.
Para esta sexta-feira estão agendados mais três concertos no Porto: Capela das Almas (15 horas), Igreja de Santo Ildefonso (16 horas) e Igreja dos Congregados (17 horas).
A programação detalhada do festival está disponível online.
Segundo Filipe Veríssimo, diretor artístico, o festival pretende enriquecer culturalmente as comunidades locais e ajudar no desenvolvimento turístico da Área Metropolitana do Porto. "O FIOMS está empenhado em colaborar com diversas entidades públicas e privadas da região para criar uma oferta cultural que atenda às necessidades e especificidades de cada localidade", referiu, citado em comunicado da organização.
Para António Coelho de Oliveira, vigário-geral da Diocese, o festival poderá contribuir para a afirmação da região, tanto a nível nacional, como internacional, colocando a AMP "na rota dos grandes festivais internacionais de órgão e música sacra".