Obra da Câmara de Aveiro inaugurada em Esgueira teve um investimento de 600 mil euros e é de utilização gratuita.
Corpo do artigo
Num terreno onde, outrora, funcionou uma carreira de tiro, as balas agora apontam apenas à aventura e diversão.
O Parque Aventura da Fonte do Meio, em Esgueira, Aveiro, foi inaugurado ontem e dispõe de uma série de equipamentos, maioritariamente em madeira, que apelam à utilização dos mais destemidos. Custou à Câmara 600 mil euros e é de utilização gratuita.
Slide, parede de escalada, obstáculos com cordas e troncos de madeira, entre outros, são alguns dos equipamentos do novo espaço de desporto e lazer do município de Aveiro. Um parque que, segundo Ribau Esteves, presidente da autarquia, "não é apenas para as crianças e para os jovens, mas sim para gente com um espírito jovem, de todas as idades". "Quem tem pouca prática de exercício físico, no entanto, convém fazer um treininho antes", aconselhou o edil.
15 mil metros
O terreno do parque ronda os 15 mil metros quadrados de área. Ali, há dezenas de anos, funcionou uma carreira de tiro, propriedade do Governo, que acabou por ser comprada ao Ministério das Finanças, pela Câmara de Aveiro, por 80 mil euros.
"Tivemos que resolver o passivo ambiental que aqui existia, pois havia uma ruína completa de uma estrutura muito forte, em betão. E, depois da demolição, proceder à descontaminação do solo, que estava contaminado pelo chumbo das balas do treino de tiro que aqui era praticado", recordou o presidente da autarquia.
Além dos equipamentos para os aventureiros, o espaço dispõe também de um novo parque canino, ladeado por grades de madeira, para possibilitar aos utilizadores levarem consigo os animais de estimação.
Ao lado daquela zona, ligado por duas pontes de madeira, situa-se um sítio para merendas e um parque infantil, que já haviam sido construídos, há alguns anos, pela Junta de Freguesia de Esgueira.
ponto de encontro
Em tempos de pandemia, numa altura em que se privilegiam os espaços ao ar livre, Ribau Esteves sublinhou que o Parque Aventura da Fonte do Meio pretende ser "mais um ponto de encontro, que possibilite às pessoas conviverem umas com as outras, numa época em que os telemóveis e as redes sociais estão a aumentar as nossas distâncias".