"Sê amigável e curioso sobre a nossa cultura e hábitos". Era esta a frase de arranque do manifesto de boas práticas entregue nesta quarta-feira aos turistas na Rua de Santa Catarina, na Baixa do Porto.
Corpo do artigo
A iniciativa, no âmbito do Dia Mundial do Turismo, estendeu-se à Rua das Flores, também no Porto, e ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia.
Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara do Porto, que esteve na Rua de Santa Catarina, explicou que é importante incutir responsabilidade aos visitantes, sobretudo quando há uma grande afluência, mas sublinhou também o impacto dos turistas na economia. Segundo a vereadora, "até julho deste ano, as transações em cartões internacionais, na cidade, chegaram aos 344 milhões de euros".
"Quando temos pessoas a mais na cidade é importante que elas tenham alguma responsabilidade", defendeu, salientando o valor de preservar uma relação saudável entre visitantes e moradores. "[É importante] ter respeito pelo destino para que todos convivam bem e os residentes também fiquem satisfeitos com esta visita", explicou.
Nesse contexto, Catarina Santos Cunha destacou o regulamento para o alojamento local como uma das soluções para controlar as "zonas de pressão" relativamente ao fluxo de turistas. Sublinhou ainda que a Câmara está a estudar a possibilidade de "pensar a cidade por quarteirões para tentar dispersar os fluxos" de visitantes.
Beatriz Durães, uma das responsáveis pela abordagem aos turistas, explicou que a recetividade foi positiva. "Estamos todos a fazer um pequeno esforço para eles se sentirem bem acolhidos", referiu.
"No panfleto estão explicadas algumas das regras, por assim dizer, que os turistas devem seguir na nossa cidade, para continuarmos a ter as coisas boas que o Porto tem para oferecer", acrescentou Beatriz Durães.
"Explicamos resumidamente quais são os direitos deles como turistas e aquilo que nós esperamos deles para a nossa cidade continuar a ser bonita como é", testemunhou Rita Teixeira, outra das promotoras, vestidas de cor-de-rosa. "Dizem sempre que estamos muito bonitas e muito coloridas", observou, sorridente.