A União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei, em Famalicão quer ser desagregada. A proposta, já aprovada pela Assembleia de Freguesia vai no sentido de serem criadas a freguesia de Mouquim e a freguesia de Lemenhe e Jesufrei. Esta quinta-feira, o assunto é discutido em reunião de Câmara, e seguirá depois para a Assembleia Municipal.
Corpo do artigo
A decisão dos órgãos autárquicos da freguesia foi precedida por um abaixo-assinado, promovido por um movimento cívico que pedia a "reposição" da freguesia de Mouquim. O documento reuniu 808 assinaturas.
Mouquim tem 1050 eleitores e cerca de quatro quilómetros quadrados de área, e Lemenhe e Jesufrei agrega 1750 eleitores com cerca de cinco quilómetros quadrados de área.
O fato das duas freguesias terem equipamentos culturais e desportivos e respostas de apoio à comunidade, assim como locais onde podem funcionar as sedes de junta e funcionários são argumentos evocados na proposta de desagregação.
No concelho de Famalicão esta é a quinta União de Freguesias a pedir a separação. Já foi aprovada a desagregação da União de Freguesias de Avidos e Lagoa, Esmeriz e Cabeçudos, Gondifelos, Cavalões e Outiz e Novais e Ruivães.