Unidade Local de Saúde de Matosinhos celebra 25 anos com novo acesso ao hospital
"Ter o doente no centro de tudo". Foi com este propósito que se criou há 25 anos, em Matosinhos, a primeira Unidade Local de Saúde do país. Um projeto inovador, que apostou na ligação do Hospital Pedro Hispano aos quatro centros de saúde do concelho, onde trabalham 2800 profissionais.
Corpo do artigo
A experiência de gestão reuniu, pela primeira vez, os cuidados de saúde primários, hospitalares, continuados e paliativos, traçando um percurso com o propósito de ser criada uma melhor qualidade na assistência ao doente. "A ideia é ter equipas únicas para uma série de áreas, com atividade no hospital e na comunidade, conforme se justifique. E isso significa que os percursos tornaram-se mais simples: as pessoas passaram a fazer muita coisa nos seus centros de saúde, com os resultados dos exames disponíveis para todos os médicos, hospitalares ou de cuidados de saúde primários", explica ao JN António Taveira Gomes, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
Olhando para os números de 2023, os resultados do modelo comprovam-se: realizaram-se 650 mil consultas, 460 mil casos de enfermagem e verificaram-se 10 mil episódios de doença aguda nos Cuidados de Saúde Primários, enquanto que no Hospital Pedro Hispano foram efetuadas 280 mil consultas, das quais 80 mil referem-se a primeiras consultas.