Nova valência em Braga para pessoas com demência, das Irmãs Hospitaleiras, tem capacidade para 30 utentes e pretende "responder a uma necessidade" identificada no território.
Corpo do artigo
As Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga, inauguraram nesta quarta-feira uma unidade de dia especializada em demências, com capacidade para 30 utentes, que começam a ser integrados, de forma gradual, a partir desta quinta-feira. Esta nova valência surge para "responder a uma necessidade" identificada no território e tem em conta o aumento das demências, nomeadamente da doença de Alzheimer, na população portuguesa.
"Percebemos que muitas vezes as unidades de dia convencionais não estão adaptadas para lidar com estas doenças e que é necessário fazer um trabalho diferenciado, que permita ajudar as pessoas com demência, mas também os seus cuidadores", explicou ao JN a diretora-gerente da Casa de Saúde do Bom Jesus, Paula Gomes, salientando que a demência é uma "condição complexa", que "evolui por diferentes fases" e tem associadas "alterações comportamentais significativas".