Mais de 200 alunos de engenharia recorrem a soluções criativas para fazer o carro mais leve e mais rápido.
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Realizou-se, esta quarta-feira, no campus de Azurém, da Universidade do Minho, em Guimarães, a "Race Party", um festival académico de minicarros personalizados. O objetivo é que as máquinas atinjam a melhor performance sem recorrer a motores de propulsão elétrica ou a combustão. O recorde de velocidade, estabelecido em 2018, caiu nesta 9ª edição que reuniu equipas das universidades de Aveiro, Coimbra, Minho, Porto e Lisboa.
Este ano, o evento reuniu 45 equipas de cinco elementos, num total de 225 participantes. Realizaram-se cinco provas: design, que premeia o carro que se destaca pelo ponto de vista estético; velocidade, em que o objetivo é percorrer uma pista de cinco metros no menor tempo possível; distância, em que as equipas devem regular o carro para percorrer uma distância predefinida pela organização e ganha o que mais de aproximar; uma prova surpresa; e uma corrida a dois, tipo dragster.
Na prova de velocidade, a equipa constituída por Joana Cruz, Inês Silva, Manuel Ramos, Carlos Dias e Rodrigo Cruz, com idades entre os 20 e os 21 anos, alunos do 3º ano de Engenharia Mecânica da Universidade do Minho, derrubou um recorde que se mantinha desde 2018. O carro recordista levou 1,609 segundos a percorrer os cinco metros da pista, destronando o tempo de 1,780, na posse de uma equipa de Engenharia de Produto.
Pneus feitos de preservativos
