O miniautocarro da Transdev que fazia o circuito urbano de transporte público na cidade do Marco de Canaveses foi, esta manhã de domingo, encontrado a arder junto à estação da Livração, em Toutosa, Marco de Canaveses.
Corpo do artigo
2018/02/video_1519555745_20180225115448
A viatura, terá sido roubada de madrugada junto ao edifício dos Paços do Concelho, no centro da cidade, numa zona de grande movimento de bares nocturnos, e foi incendiada a cerca de 10 quilómetros, num local ermo, próximo da EB2,3 de Toutosa. A polícia judiciária foi chamada ao local pela GNR do Marco. Tudo aponta para puro vandalismo.
Funcionários da empresa lembram que o autocarro já foi grafitado por duas vezes. E sendo um veículo de fácil condução, tudo aponta para que o ato tenha sido praticado por alguém sob efeito de alguma substância.
Agostinho Baldaia, ex autarca na freguesia vizinha, foi quem deu o alerta. "Ia trabalhar e apercebi-me de uma coluna de fumo negro. Não podia ser de uma queimada. Dirigi-me ao local para vi que era uma veículo de grande porte. Chamei as autoridades e os bombeiros. Mais tarde, informaram-me que se tratava do autocarro do Urbmarco", explicou ao JN.
O Urbmarco fazia, diáriamente de segunda a sábado, três circuitos a ligação entre os principais polos geradores da cidade.
Contatada pelo JN, a presidente da câmara do Marco, disse ter recebido a garantia da empresa que "apesar do prejuízo avultado, para o qual a transportadora não tem seguro, o serviço de transporte urbano, nesta segunda-feira, será retomado normalmente com outra viatura já providenciada. Segundo a autarca, os prejuízos são da operadora". O município tem apenas um contrato de prestação de serviços com a Transdev", clarificou a autarca, Cristina Vieira.