A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo solicitou hoje, sexta-feira, uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Setúbal para que confirmem se é possível assegurar a urgência pediátrica 24 horas por dia.
Corpo do artigo
"Em função do conhecimento da aparente disponibilidade dos profissionais de saúde, a ARS solicitou uma reunião com a administração do Centro Hospitalar de Setúbal para que confirmem à tutela se conseguem ou não assegurar a urgência pediátrica nas 24 horas do dia", disse à Lusa fonte oficial.
A mesma fonte explicou que foi a administração que informou a ARSLVT e a tutela que "não tinha condições" para assegurar a urgência pediátrica nas 24 horas.
Perante "estes dados novos e a esta disponibilidade, queremos saber se confirmam ou não", referiu.
A reunião vai realizar-se na segunda-feira, pelas 09.30 horas, na ARSLVT.
Em relação ao encerramento das duas urgências pediátricas, no Centro Hospitalar de Setúbal e no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo, a mesma fonte defendeu que foi uma decisão conjunta, mas que se surgirem "dados novos e se for garantido que conseguem assegurar o funcionamento de acordo com as regras, esta decisão pode ser analisada".
Os profissionais de saúde do serviço de pediatria do Centro Hospitalar de Setúbal asseguraram que estão em desacordo com o encerramento das urgências pediátricas no período nocturno e que estavam disponíveis para fazerem "esforço acrescido".