<p>No dia em que o JN deu a conhecer a situação de três ursos do circo Magic sem licença para serem exibido sem espectáculos, no Marco de Canaveses, fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade anunciou, à Lusa, que os animais vão ser acolhidos provisoriamente no Jardim Zoológico de Lisboa. </p>
Corpo do artigo
Os três ursos encontram-se num veículo na freguesia de Vila Boa do Bispo, em Marco de Canaveses, e estão à guarda do proprietário do circo.
Desde 2005 que os animais, com idades entre os 17 e os 18 anos, por determinação legal, não podem actuar em espectáculos por não terem a documentação necessária. Técnicos do Parque Nacional da Peneda-Gerês estiveram hoje, quinta-feira, no local e informaram os donos da situação de que os animais deixarão o circo na próxima semana.
Contactado pela Lusa, o Jardim Zoológico de Lisboa confirmou que irá receber os animais, os quais serão colocados "em quarentena" assim que chegarem. Entretanto, fonte do ICNB adiantou ter recebido "uma proposta do Parque Biológico da Lousã que mostrou interesse em abrigar os três animais". "Desde que a proposta esteja em conformidade com a legislação, essa situação será resolvida", afirmou Sandra Moutinho, do Gabinete de Comunicação do ICNB.
José Torralvo, um dos filhos do proprietário do circo, disse esperar que seja encontrada uma solução para os animais, desde que essa não passe pelo abate. "Nós gostamos todos dos nossos ursos porque eles cresceram no circo", afirmou.
O ideal, defendeu, seria a legalização dos três ursos para poderem ainda ser exibidos nas pistas do circo, que não faz espectáculos desde Junho o que dificulta a manutenção dos animais.
Por seu turno, Reinaldo Torralvo, 65 anos e antigo domador, disse à Lusa nem querer ouvir falar da ideia de lhe levarem os ursos, dizendo chegar a tirar à sua boca para poder alimentá-los.