Foram esta segunda-feira inaugurados em Vila Real um laboratório para inovação industrial e um pavilhão para desporto e saúde.
Corpo do artigo
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, cortou esta segunda-feira a fita do Centro de Inovação Industrial e do edifício de apoio à formação multidisciplinar nas áreas da saúde e do desporto. Duas obras que custaram 1,4 milhões de euros e permitem modernizar as condições de ensino e de investigação.
O primeiro equipamento resulta do aproveitamento de um edifício que estava abandonado, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e vai funcionar no âmbito de uma parceria entre a UTAD e a Continental Advanced Antenna. Segundo o reitor, Emídio Gomes, é um "espaço de investigação aplicada e desenvolvimento de produto".
Emídio Gomes, que não se recandidata a um novo mandato nas eleições deste ano, destacou que o novo centro de inovação "é um projeto animador" e vai ter mais de 40 pessoas a trabalhar, nomeadamente investigadores e alunos bolseiros. Com esta estrutura, a UTAD "ganha futuro" ao proporcionar "oportunidades" a "jovens investigadores que vão trabalhar em parceria com uma das maiores empresas do mundo".
Para Sónia Silva, da Continental Advanced Antenna, a junção do centro de desenvolvimento da fábrica da área automóvel com a UTAD "reforça a parte da inovação". Nomeadamente, graças aos "recursos, valências e novas tecnologias" que a universidade dispõe.
Por outro lado, há necessidade de uma "constante atualização e desenvolvimento, que "nem sempre a indústria tem capacidade para acompanhar". O centro de inovação vai contribuir nas área da "cibersegurança e da Inteligência Artificial".
"Melhor" pavilhão
O pavilhão desportivo criado de raiz vai dar melhores condições a quem estuda nas áreas da saúde e desporto. Emídio Gomes lembrou hoje que "há cinco anos os alunos tinham aulas num espaço onde chovia e a água da chuva era filtrada por placas de amianto".
Aproveitaram-se fundos do PRR e criou-se um espaço que o reitor classifica como "um pavilhão de ginástica único", dedicado ao "ensino, treino e investigação", que "é a melhor estrutura deste tipo existente no ensino superior em Portugal".