Os sete utentes da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Torre de Moncorvo que testaram negativo a Covid-19 estão a ser retirados para uma unidade da Cruz Vermelha, em Gaia.
Corpo do artigo
"É necessário irem para um hospital porque se trata de doentes com outras patologias, que estavam a recuperar na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) depois de terem estado internados em hospitais", disse ao JN o provedor da Santa Casa, Fernando Gil. A ação está a ser realizada esta quinta-feira à tarde, em colaboração com a Segurança Social, que mobiliza 17 recursos humanos e oito viaturas dos bombeiros.
Os sete utentes que acusaram negativo e que estão em convalescença mantiveram-se na UCC depois de os 13 utentes que testaram positivo terem sido retirados, mas terão de continuar a recuperação num hospital, uma vez que as instalações da Santa Casa carecem de desinfeção, explicou o responsável.
Dois deles tinham sido transportados para o Hospital de Mirandela na altura em que foram realizados os primeiros testes de despistagem, porque o seu estado inspirava mais cuidados, mas "os testes a Covid-19 deram negativo", garantiu Fernando Gil.
Na UCC, há ainda quatro enfermeiros e seis auxiliares infetadas. Outros três profissionais estão a aguardar resultados.