Falsas urgências representam perto de 40% dos atendimentos, na primeira quinzena de dezembro.
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O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) emitiu um comunicado a pedir à comunidade para evitar deslocar-se ao Serviço de Urgência sem justificação para tal. Na última semana, a procura aumentou para efetuar testes à covid-19 ou para confirmar os resultados de autotestes.
"A percentagem de atendimentos de casos pouco e não urgentes manteve-se acima dos 36% no CHL, na primeira quinzena de dezembro», explica Salvato Feijó, diretor clínico da unidade de saúde. Na última semana, verificou-se um aumento médio de quatro atendimentos por dia.
"Registamos ainda outra questão preocupante, que está a verificar-se a nível nacional, que é o recurso dos utentes à ADR-SU [Áreas Dedicadas para Doentes Respiratórios nos Serviços de Urgência], quer por referenciação do SNS24 para fazerem testes à Covid-19, quer por iniciativa própria para confirmar resultados de autotestes, ou com sintomas ligeiros de covid-19", denuncia o médico.
Face a esta situação, o CHL reforça o apelo aos utentes não urgentes para recorrerem à linha SNS 24 (808 24 24 24), ao Centro de Saúde ou médico assistente, ou à Consulta Aberta. "Cada médico tem períodos diários de consultas não programadas, destinadas a situações de doença aguda dos utentes, como febre, tosse, vómitos, diarreia e dor, por exemplo."
"A ida à Urgência sem indicação médica e em casos não urgentes propicia a acumulação de pessoas nos serviços, o que gera o aumento anormal dos tempos de espera", argumenta Salvato Feijó.