O atropelamento de uma vaca originou o descarrilamento de duas carruagens do Lusitânia Comboio Hotel, na madrugada de ontem, a cerca de dois quilómetros da estação de Beirã, Marvão, já muito próximo da fronteira. Não houve feridos a registar.
Corpo do artigo
Fonte da GNR revelou ao JN que o acidente ocorreu cerca da 1.45 horas, numa zona isolada, a cerca de dois quilómetros da estação de Beirã. Segundo o relato de alguns passageiros, "duas ou três vacas" andariam a passear junto à linha férrea. Pelo menos, uma terá sido apanhada pelo comboio, originando o descarrilamento de duas carruagens. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, mas o comboio teve que terminar ali a sua marcha, já que sofreu danos que inviabilizavam a continuação da viagem até Madrid.
Segundo a fonte da GNR, apesar do adiantado da hora, os passageiros saíram do comboio pelos seus próprios meios e dirigiram-se a pé, pela linha férrea, até à estação de Beirã. A partir daqui, seguiram viagem até à capital espanhola num comboio vindo do país vizinho. Os que seguiam neste em direcção a Lisboa viajaram para a capital num autocarro disponibilizado pela Refer.
De acordo com a mesma fonte, os animais terão saltado a vedação de um campo vizinho que se encontrava muito danificada, conforme confirmaram testemunhos no local.
Fonte da Refer explicou ao JN que, na sequência do acidente, foi aberto um inquérito para apurar responsabilidades. Acrescentou que este determinará se a vedação em causa pertencia ao dono do terreno e dos animais.
Os acidentes com animais na linha internacional ferroviária Lisboa-Madrid são comuns, segundo disse à Lusa um morador da região de Niza, em Castelo de Vide.
Ovelhas e cães "invasores"
"Normalmente os animais metem-se aqui na linha e já não é a primeira vez que isto acontece. Já aconteceu com ovelhas e com vacas", explicou Luís Pasadas. Fonte da Refer confirma esta versão "embora não com animais de grande porte" como foi o caso. Os "invasores" mais comuns são, sobretudo, cães, que, por serem mais pequenos, acabam por não originar acidentes.
Em resultado do acidente, a circulação no Ramal de Cáceres esteve interrompida durante todo o dia de ontem até ao início da noite.