
Aumento do caudal dos rios levou à interdição de vias em Valongo
Foto: Arquivo
Três pontes e uma zona pedonal continuavam esta terça-feira, pelas 16 horas, interditadas à circulação no concelho de Valongo, no distrito do Porto, devido ao aumento do caudal dos rios, revelou a câmara municipal, que contabiliza constrangimentos em três das cinco freguesias.
No último balanço, a autarquia deu nota da reabertura das três ruas que estavam fechadas na freguesia de Campo bem como a reaberta ao trânsito da passagem inferior da linha de caminho-de-ferro na rua Fonte Mourisca, na freguesia de Valongo.
Segundo o município, em Alfena, mantém-se, desde a tarde de segunda-feira, a interdição na ponte da Barreira e na ponte da rua do Punhete, o mesmo acontecendo na ponte da rua de Pinguela, na freguesia vizinha de Sobrado. Em Ermesinde, o mesmo problema atinge a zona pedonal junto à Ribeira da Balsinha, disse fonte do município.
O último balanço feito pela autarquia contabilizou 42 ocorrências, divididas por oito cheias, o mesmo número de inundações via pública e de queda de estruturas, seis limpezas de via, cinco quedas de árvores, três inundações em terrenos particulares, três quedas de postes e uma de patrulhamento.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê chuva, neve, vento e agitação marítima como efeitos da passagem da depressão Kristin por Portugal continental, tendo emitido vários avisos.
