O município de Valongo anunciou que a partir de quarta-feira, com a passagem total para a esfera pública do estádio de Campo, passará a ter um equipamento desportivo para a prática de futebol por cada freguesia.
Corpo do artigo
O estádio de Campo, concretizada a cedência de uma última parcela que se mantinha em esfera privada, passa a ser um equipamento de âmbito público, sendo gerido pela câmara de Valongo e pela junta de freguesia local, mas o clube poderá manter ali as suas instalações e atividades.
De acordo com comunicado da autarquia, a Escritura Pública de Doação do Campo de Jogos do Sporting Clube de Campo à Câmara Municipal de Valongo e à União de Freguesias de Campo e Sobrado realiza-se quarta-feira, às 21 horas, no Centro Cultural de Campo.
"É um momento histórico para o Concelho de Valongo, que após esta doação e durante o ano de 2017 passará a dispor de um equipamento público para a prática do futebol com relvado sintético em cada uma das suas cinco freguesias quando em 2013 havia um único", refere o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.
O autarca avança que no próximo ano será instalado um relvado sintético neste estádio, que ficará também à disposição das escolas e da população do concelho.
A decisão de passar definitivamente o estádio de Campo para esfera pública foi tomada por unanimidade pela vereação numa reunião de câmara decentralizada que decorreu na noite de 15 de dezembro em Campo.
A câmara de Valongo também deliberou por unanimidade atribuir a Medalha de Valor Desportivo ao Sporting Clube de Campo.
Em comunicado, a autarquia destaca "os relevantes serviços da coletividade com 85 anos de história, não só ao nível desportivo, mas também nas vertentes social e cultural".