A Junta de Freguesia do Ferro, na Covilhã, lançou uma iniciativa de canalização de verbas de reciclagem de sucatas, sofás velhos e electrodomésticos para vacinas de bebés residentes na área. O projecto pretende financiar vacinas contra doenças pneumocócicas, como a meningite.
Corpo do artigo
As vacinas são prescritas pela maioria dos médicos, no entanto, segundo explicou à Lusa o presidente da Junta, Paulo Tourais, "não estão integradas no Programa Nacional de Vacinação, pelo que não contam com qualquer comparticipação por parte do Estado".
Em vez de entregar o valor das vacinas, cerca de 308 euros, às famílias, o dinheiro que a Junta de Freguesia conseguir com a venda destes produtos para reciclagem irá reverter para o pagamento dessas vacinas. Paulo Tourais explica que muitas famílias têm "dificuldades financeiras e o abandono da vacinação é cada vez mais marcante".
O autarca afirma que esta iniciativa é "uma gota no oceano" para o incentivo à fixação da população, mas surge como um "sinal de apoio às famílias". Por outro lado, o projecto fomenta a entrega de resíduos para reciclagem.
Segundo Paulo Tourais, os residentes "já avisam quando encontram alguma coisa abandonada ou sugerem aos proprietários que entreguem os resíduos, para ajudar o programa de apoio às famílias". A Junta de Freguesia dispõe de um serviço de recolha gratuita de sucatas e resíduos de grande porte que, posteriormente, vende a entidades de reciclagem licenciadas pelo Ministério do Ambiente.
Actualmente, e após a contagem preliminar dos Censos 2011, a freguesia do Ferro é constituída por 1800 habitantes, sendo que a Junta pretende canalizar as receitas desta iniciativa para apoios a todos os nascimentos.
O autarca estima que nascimentos superiores a 20 bebés por ano iriam corresponder a cerca de 6100 euros em vacinas e que, apesar de ser "um óptimo sinal", seriam necessárias outras fontes de financiamento.
Desde a implementação da medida foram financiadas vacinas para sete crianças e, na noite passada, mais dois bebés da freguesia nasceram na maternidade do Hospital Pêro da Covilhã.