Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros alertou para um agravamento do estado do tempo nas próximas horas nos Açores. Um avião da TAP foi impedido de aterrar na ilha Terceira e a SATA confirma alguns atrasos nas ligações.
Corpo do artigo
O vento forte que se faz sentir na Terceira obrigou a TAP a alterar a ligação programada para esta manhã entre Lisboa e esta ilha dos Açores.
"O avião não pode aterrar na Terceira devido ao vento forte e divergiu para Ponta Delgada", revelou a fonte da TAP, acrescentando que seguiam neste voo 103 passageiros.
Ao princípio da tarde, o avião ainda se encontra em Ponta Delgada, admitindo a TAP que "os passageiros podem optar pelo regresso a Lisboa, seguindo quinta-feira para Terceira, ou ficar em Ponta Delgada, onde serão procuradas alternativas para chegarem à Terceira".
Relativamente aos voos previstos entre as ilhas dos Açores, assegurados pela SATA, uma fonte da companhia aérea açoriana afirmou que estão a ser condicionados pelas condições meteorológicas nas ilhas dos Grupos Central e Ocidental.
Por essa razão, a fonte da SATA admitiu que se registam "atrasos" nas ligações para as Flores, Corvo e S. Jorge.
Para o Grupo Ocidental (Flores e Corvo), entre as 12:00h e as 20:00h de hoje, quarta-feira, a previsão aponta para vento forte a muito forte de sudoeste, com rajadas que poderão atingir 100 quilómetros por hora.
Neste grupo de ilhas açorianas, entre as 12:00h e as 05:00h de quinta-feira, espera-se ainda agitação marítima com ondas de sudoeste, passando a oeste, de quatro a cinco metros.
No Grupo Central (Terceira, Graciosa, Faial, Pico e S. Jorge), entre as 14:00h e as 20:00h de hoje, a previsão é de vento forte a muito forte de sudoeste, com rajadas que poderão atingir 100 quilómetros por hora.
Na sequência desta previsão de agravamento do estado do tempo, a Protecção Civil recomenda que sejam tomadas as precauções habituais nestas circunstâncias.