O viaduto da Rua da Igreja, em Ermesinde, vai estar condicionado a partir deste semana para serem realizadas obras no tabuleiro central. Durante mais de um mês, até 18 de Dezembro, o trânsito vai passar alternadamente apenas por uma das faixas.
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Uma das faixas da travessia vai ser fechada ao trânsito na próxima quarta-feira, para a colocação de novo pavimento e substituir o gradeamento. A circulação a fazer-se alternadamente, sinalizada por semáforos nos dois extremos do viaduto que passa sobre a linha férrea, no centro de Ermesinde.
O conhecido viaduto de Ermesinde foi construído sobre a linha férrea há trinta anos e está actualmente a receber as primeiras obras de requalificação.
A intervenção começou em 16 de Agosto, nas partes da estrutura do viaduto instalada em terrenos do Colégio de Santa Joana. A intervenção prosseguiu para a parte inferior do tabuleiro, de onde chegou a cair betão.
"Havia desprendimentos de betão, que criaram problemas de segurança para quem passava na parte de baixo do viaduto", referiu o vereador Arnaldo Soares, responsável pelas Obras Municipais.
Nessa parte da obra de arte, foi reforçada a estrutura de ferro com injecções de betão líquido. Em algumas zonas, o ferro estava à vista e a cobertura descascada.
A parte central do viaduto já está a ser intervencionada, com a colaboração da Refer, já que as obras implicam o corte da linha férrea durante a madrugada, entre as 2 horas e as 5 horas e ainda o abrandamento dos comboios durante o dia. Segue-se agora uma intervenção de fundo na parte superior desse tabuleiro, que não é totalmente compatível com a circulação automóvel.
O pavimento com três décadas vai ser integralmente substituído, assim como o gradeamento. Esta obra - a última da empreitada - vai decorrer até uma semana antes do Natal (dia 18 de Dezembro, o que causará inevitavelmente algum transtorno.
Não só aquela é uma zona central de Ermesinde, como é acesso a um centro comercial e a outros concelhos. Acresce o facto de, no mesmo dia em que começa a circulação alternada do túnel, ser cortado o trânsito em parte da Estrada Nacional 105, para substituição de condutas no canal da Ribeira da Gandra.
Devido a um diferendo com a Refer, o primeiro concurso público para a adjudicação da empreitada de reabilitação do viaduto foi anulado. O segundo concurso acabou por ter um preço mais baixo, já que a empresa pública que gere a infra-estrutura ferroviária nacional acabou por aceitar assumir os encargos decorrentes do condicionamento da circulação de comboios.
Este acordo levou à redução do preço da obra em cerca de 80 mil euros. A intervenção foi adjudicada no dia 16 de Agosto a um consórcio formado pelas empresas SEC - Sociedade de Empreitadas e Construções, SA e STAP - Reparação, Consolidação e Modificação de Estruturas, SA, pelo valor de 366,295 mil euros mais IVA, com um prazo de execução de 96 dias.