Viana avança com construção de parque para 20 autocarros para futuro serviço municipal
A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira a abertura de concurso público para a construção de um parque com capacidade para estacionamento e carregamento de 20 autocarros elétricos.
Corpo do artigo
A obra, com um custo estimado de cerca de 1,3 milhões de euros, tem por objetivo criar infraestruturas de apoio aos transportes urbanos, cuja concessão está atualmente nas mãos do grupo AVIC e que, ao terminar em setembro, será assumida pelo município.
O PSD e vereador Independente, que desde o início se manifestaram contra a iniciativa da Câmara do Partido Socialista de assumir os transportes, votaram contra o lançamento do referido procedimento concursal. O CDS absteve-se e a CDU votou a favor.
O futuro parque será construído na Praia Norte, situada junto à cidade. O prazo de execução da obra é de 150 dias.
"A estratégia municipal para o ano de 2025 é de explorar os transportes Públicos Urbanos, pelo que se desenvolveu o projeto de execução de infraestruturas de apoio aos transportes, nomeadamente um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento elétrico", refere o caderno de encargos da obra, hoje submetido à votação do executivo. "Trata-se da construção de um parque de estacionamento com todas as infraestruturas necessárias para colocar a funcionar o parque de carregamento elétrico, incluindo todas as ligações de infraestruturas ao existente, por consequência toda a envolvente tem que ser tratada ao mesmo tempo para que não haja constrangimentos na abertura em funcionamento do respetivo parque".
O autarca de Viana do Castelo defendeu que, assumir o serviço de transporte urbano, "é um ato de modernidade, sustentável" e também "uma proposta estrutural", que poderá no futuro alargar o seu âmbito de ação. "Há ambição de estender ao concelho", disse Luís Nobre.