Viana do Castelo elegeu dois "deputados do povo" para a Assembleia Municipal
A candidatura Joca - Servir o Povo de Viana (JSPV), encabeçada por Luís Videira, mais conhecido entre os vianenses como Joca, elegeu dois deputados nas eleições autárquicas. Manuel Araújo é o novo braço direito de Videira.
Corpo do artigo
Luís Videira, de 63 anos, eleito para a Assembleia Municipal de Viana do Castelo pela primeira vez em 2017, continua a conquistar o eleitorado do concelho. No passado domingo, teve quase o dobro da votação e elegeu um segundo deputado para abraçar a causa de dedicação à comunidade e a problemas que deteta no espaço público ou que os cidadãos lhe fazem chegar.
"Agora já somos dois. É sempre a crescer. Espero daqui a quatro anos concorrer à Câmara Municipal. Gostava de ser presidente. Se não for presidente, posso ser vereador ou o povo pode dar-me cartão amarelo e vou embora", declarou ao JN Luís Videira, manifestando-se satisfeito com o crescimento na votação e eleição de um "companheiro de luta".
"O Manuel é de Santa Marta de Portuzelo, é uma pessoa que já me acompanha há muitos anos, desde 2017, é sempre o número dois. Tem 72 anos, é reformado, estava ligado ao negócio das madeiras e ainda trabalha. Já visitou mais de cem países, esteve num campo de refugiados. Tem muito valor", descreve Joca, fotógrafo de profissão, em relação ao seu braço direito, Manuel Araújo.
"Sou o radar para o que estiver mal"
"Preocupo-me com tudo. Sou um radar para tudo o que estiver mal, desde sinais, iluminação, pisos em mau estado e principalmente pessoas, com a parte humanitária", afirma o autointitulado "deputado do povo", que agora passará a agir no plural. Para os próximos quatro anos, estipulou "fazer um mandato totalmente diferente".
"Já estive a falar com o meu número dois e com a minha equipa, e vou contactar os presidentes de junta e fazer uma espécie de presidência aberta nas freguesias, ir aos lugares, falar com as pessoas", refere.
Luís Videira foi eleito pela primeira vez deputado da Assembleia Municipal de Viana do Castelo, em 2017, pelo MPT com 1745 votos (3,71%). Em 2021, avançou como independente com a candidatura JSPV e teve 2229 votos (4,79%). No último domingo, não só repetiu a façanha de ser reeleito, como obteve 3715 votos (7,26 %).
Em termos percentuais, a candidatura de Joca à Assembleia Municipal ficou acima na votação do PCP-PEV com 5,42 % (2775 votos), que também elegeu dois deputados, e da Iniciativa Liberal, que elegeu um deputado com 3,01 % da votação (1542 votos). O Bloco de Esquerda obteve 2,61 % dos votos (1335) e o ADN, 1,04 %, (532 votos), mas não elegeram nenhum deputado.
Com mais representantes na Assembleia Municipal de Viana do Castelo, ficou o PS com 12 ao obter 17941 votos (35,06 %), seguido da AD (PPD/PSD-CDS-PP) com nove deputados, tendo obtido 13232 votos (25,86 %). E o Chega conquistou cinco deputados com 7760 votos (15,16 %).