Luís Nobre do PS reeleito em Viana do Castelo. Chega elege primeiro vereador
O autarca de Viana do Castelo, Luis Nobre, do PS, foi reeleito este domingo, com 42,76% dos votos, e cinco mandatos. A AD (PPD/PSD-CDS/PP) foi a segunda força mais votada com 28,02% e a eleição de três mandatos. O Chega elegeu pela primeira vez um vereador, com 14,98 % da votação, retirando o mandato ao PCP-PV que baixou de 10,04% nas eleições de 2021 para 4,23% este domingo.
Corpo do artigo
O socialista Luis Nobre declarou vitória já perto da meia-noite, com críticas à forma com decorreu o período que antecedeu eleições.
"Sinto-me feliz e aliviado porque os últimos meses, as últimas semanas, foram difíceis. Naturalmente que isto é uma vitória, da liberdade, da proximidade, do humanismo e do compromisso", declarou, agradecendo aos eleitores vianenses "por terem renovado a sua confiança mesmo numa turbulência e num ruído incrível para dar tudo errado".
"É uma vitória dos vianenses e vou representá-los com todo o compromisso", disse. "Mais do que feliz, estou grato. Sou um homem de fé. Tive momentos difíceis, muito difíceis, pelas circunstâncias que são conhecidas, e esta não foi uma campanha de liberdade. Foi uma campanha de ruído, de ataque ao carácter, à personalidade, arrastando tudo e todos para demonstrar o que eu não sou. (...). Sou uma pessoa próxima, simples, humana, que tentei encontrar as melhores soluções para os concidadãos que se dirigiram a mim", concluiu.
Nas eleições autárquicas de 2021, o PS conquistou a maioria absoluta com 45,05% dos votos, elegendo cinco vereadores. O PPD-PSD teve 24,59% e elegeu três e o PCP-PEV 10,04% e elegeu um vereador.