A Câmara de Viana do Castelo aplaudiu esta terça-feira os dados do relatório do primeiro trimestre de 2024 divulgado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que indicam que aquele município foi, entre os 86 da região Norte, o que registou maior crescimento das exportações.
Corpo do artigo
"As empresas e os empresários vianenses têm demonstrado grande resiliência e capacidade de adaptação, pelo que este relatório vem demonstrar que Viana do Castelo tem conseguido ajustar-se, perceber tendências e dar resposta às necessidades do mercado", reagiu esta terça-feira o autarca Luís Nobre (PS), comentando a informação da CCDR-N que indica que "o crescimento nas vendas de bens e serviços produzidos no concelho vianense atingem 6,6%, liderando assim a tabela a Norte face ao período homólogo do ano passado". E que esta terá sido "a maior subida registada" na região.
"No Relatório Trimestral Norte Conjuntura, publicado pela CCDR-Norte, é indicado que as exportações de bens diminuíram em todas as sub-regiões do Norte no 1º trimestre de 2024. As exportações de bens do Norte diminuíram 6,3% no 1º trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano transato, sendo que, em Portugal, a redução foi de 4,4%", refere a autarquia em comunicado, indicando que "em contraciclo, entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas dois registaram um crescimento das exportações de bens no 1º trimestre de 2024 em comparação com o período homólogo do ano passado". "Foram os casos dos concelhos de Viana do Castelo e da Maia, com acréscimos de 6,6% e 3,2%, respetivamente", informa.
Com periodicidade trimestral, o relatório "Norte Conjuntura" reúne e analisa, desde 2006, a informação disponível mais relevante com vista à identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, da Região Norte no contexto nacional.