Inspirado na vida de Gustavo Carona, um médico intensivista de Matosinhos, o livro infantil “O Médico do Mundo” está a ser lançado e os direitos de autor revertem a favor da associação Médicos do Mundo. A obra pretende também chamar a atenção para o papel do voluntariado.
Corpo do artigo
Dirigida aos mais pequenos, a história, que pretende homenagear o intensivista que é, também, um ativista humanitário e está impossibilitado de exercer a profissão devido a problemas de saúde, foi escrita pelas autoras portuenses Teresa Lencastre Torres e Marta Girão e conta com ilustrações de Simone Nico. O prefácio do livro é assinado por Gustavo Carona, que nele lembra que todos são “cidadãos do Mundo” e realça que “a preocupação com o outro não é só imperativa à condição humana, é também a única forma de sermos verdadeiramente felizes”.
O livro já chegou às livrarias, e pretende também enaltecer a importância de todos aqueles que se dedicam ao voluntariado. “Nem todos os heróis usam capa. Alguns vivem fora dos livros, são pessoas de verdade e nunca desistem de tornar o mundo um lugar melhor”, destacam as autoras do livro, Teresa Lencastre Torres e Marta Girão, que são, respetivamente, uma médica dentista e uma professora do ensino básico apaixonadas pelo mundo da literatura infantil. “Pretendemos que as crianças se lembrem de que os heróis vivem fora das histórias e que está nas mãos de cada uma delas mudar o mundo”, sublinham.
“Foi a medicina que me levou a querer ver o mundo com o coração, mas trouxe dos locais mais esquecidos e sofredores do planeta uma simples aprendizagem: o humanitarismo é, acima de tudo, um pensamento, uma atitude perante a vida”, escreve ainda Gustavo Carona, que refere, ao JN, que “a história é muito bonita” e poderá ser uma forma de ajudar a “criar cidadãos do mundo desde pequeninos”.
O livro inclui ainda um código QR para aceder a atividades que podem ser realizadas pelos mais pequenos em casa ou em ambiente escolar.