A Câmara de Vila do Conde quer criar mais 800 vagas em creche no concelho. A ideia é que sejam as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) a avançar, com a autarquia a financiar as obras, mas, onde isso não for possível, o município garante que haverá creches municipais. O primeiro equipamento já está em construção. Será da Santa Casa da Misericórdia e terá capacidade para 128 crianças.
Corpo do artigo
"Já aprovamos a nossa Carta Social municipal e os resultados são muito preocupantes. Temos falta de vagas em creche. O interior do concelho está muito desprotegido e, na cidade, também há carência. Precisamos de mais 800 vagas para suprir as carências", afirmou, ao JN, a vereadora da Educação. Carla Peixoto explica que, com o arranque do programa "Creche Feliz", que, desde 2022, garante creche gratuita a todas as crianças até aos 3 anos, a adesão aos equipamentos no concelho cresceu e faltam vagas para dar resposta a todos.
Neste momento, há 1074 crianças, nas 17 creches existentes em Vila do Conde, distribuídas por nove das 21 freguesias. A taxa de ocupação é de 99,9%.