A Câmara de Vila Verde promove, esta sexta-feira, uma largada de insetos para combater a praga da vespa das galhas do castanheiro, informou o município.
Corpo do artigo
Em comunicado, o município explica que se trata de uma "luta biológica" que consiste na largada de insetos que se alimentam das larvas que se encontram nas árvores e que, assim, contribuem para o extermínio da vespa.
A primeira largada terá lugar na freguesia de Coucieiro, mas seguir-se-ão outras em diferentes pontos do concelho.
O objetivo é combater uma praga "que está a afetar fortemente" a produção da castanha, uma atividade com "considerável importância para a economia local".
No comunicado, a câmara sublinha ainda que o castanheiro tem "um papel de relevo" na conservação dos sistemas agroflorestais.
Destaca a elevada taxa de reprodução da vespa das galhas do castanheiro e a sua grande capacidade de dispersão natural, "rapidamente afetando as zonas vizinhas".
"Esta praga revela-se muito perigosa em virtude dos danos causados na cultura, podendo atingir reduções de produção de castanha na ordem dos 80 por cento se não existir uma mobilização geral no sentido da sua erradicação em tempo útil", lê-se no comunicado.
A largada de insetos contará com a presença de elementos da Comissão Técnica para o Plano Nacional de Luta Contra a Vespa das Galhas do Castanheiro, que prestarão explicações e esclarecimentos sobre o processo.