O saneamento, incluído na fatura da água, vai sair mais caro aos moradores dos concelhos de Guimarães e Vizela. No tarifário aprovado pela câmara de Guimarães para 2025, a água e demais tarifas de serviço não sofrem alterações.
Corpo do artigo
Numa fatura mensal de serviços de água, saneamento e recolha de resíduos, um utilizador doméstico com um consumo mensal de dez metros cúbicos terá um aumento de 0,27 cêntimos no próximo ano. “A atualização das tarifas proposta considera os resultados do desempenho económico e financeiro da Vimágua, os rácios históricos de cobertura de gastos de serviços de abastecimento de água e saneamento e a projeção previsional para 2025”, refere a empresa.
O aumento, já aprovado pelo Executivo camarário de Guimarães, é justificado com a subida de 2,1% das tarifas praticadas pela Águas do Norte, S.A. A proposta deve agora ser levada a votação na Assembleia Municipal e deverá ser submetida ao parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR).
A Vimágua é uma empresa intermunicipal, constituída pelos municípios de Guimarães e Vizela, em 2002, na sequência do processo de autonomia administrativa deste último. Segundo relatórios da empresa, as taxas de cobertura nos dois territórios são de 98,3% para o abastecimento de água e de 93,4% no caso do saneamento.