A Câmara Municipal de Vinhais aprovou uma moção contra a falta de caixas multibanco no concelho, onde apenas duas em 26 freguesias rurais dispõem de ATM.
Corpo do artigo
A moção, aprovada em reunião de Câmara, na segunda-feira, surge na sequência da divulgação de um estudo do Banco de Portugal que avalia a cobertura da rede de acesso a numerário em Portugal, em 2022. O concelho de Vinhais “é mais uma vez prejudicado”, segundo o autarca Luís Fernandes.
O estudo concluiu que a quase totalidade da população portuguesa (99%) dispõe de um ponto de acesso a menos de 5 km de distância (em linha reta) da freguesia de residência e, das 3092 freguesias, menos de 50 estão localizadas a uma distância superior a 10 km de um balcão ou de um ATM. “No entanto, esta não é a realidade do nosso concelho, dado que não existem caixas multibanco na maior parte das freguesias, apenas em duas das 26, e a distância a percorrer entre o extremo de uma freguesia e um ponto de acesso é de 25 km”, explicou Luís Fernandes.
Tendo em conta as condições demográficas do concelho de Vinhais e a importância que o numerário em papel continua a ter para a maioria das pessoas, o município pretende com a moção “que sejam colocadas caixas multibanco, sobretudo nas freguesias mais distantes dos pontos de acesso, aumentando assim a qualidade de vida das populações e os meios de acesso aos mais idosos”, salientou.
A Câmara exige ainda uma maior responsabilidade do Banco de Portugal para minimizar as consequências negativas deste estudo, “tomando medidas para suprimir tão graves falhas”.