O município de Celorico de Basto, em parceria com as 15 juntas de freguesia do concelho, vai oferecer 20 mil máscaras, número aproximado de habitantes do concelho.
Corpo do artigo
12063509
"Tendo por base a norma da DGS de 13 de abril, que recomenda o uso de máscaras por todas as pessoas em espaços públicos fechados, como supermercados, transportes públicos e outros, o município de Celorico de Basto, decidiu implementar um plano de sensibilização da população para o uso deste equipamento", informou a autarquia.
Serão fornecidas máscaras de tecido, reutilizáveis, cuja distribuição será assegurada pelas juntas de freguesia que informarão os cidadãos sobre as regras de utilização e instruções para a sua lavagem.
As máscaras serão produzidas por uma empresa local, que se adaptou a esta nova realidade e criou um modelo de máscara que cumpre as normas aconselhadas, no material e no design da própria máscara, que está também a ser exportada para França.
Está também a ser criada uma rede de proximidade, com pontos de venda destas máscaras, em todas as freguesias, a custos controlados, tornando-o um bem acessível e contribuindo para regular o mercado.
"Esta é uma iniciativa importante, que demonstra a preocupação do poder local na resolução dos problemas da população, juntando o Município e todas as Juntas de Freguesia do concelho. O uso de máscara é recomendado pela DGS e pela OMS poderá ser uma ferramenta importante para, sem descurar os procedimentos de segurança, possamos retomar alguma normalidade no nosso dia a dia. O uso de máscara será tão mais eficaz quanto o número de pessoas que a usem corretamente", explicou Joaquim Mota e Silva, autarca celoricense.
A distribuição começará esta terça-feira.