Uma festa de jovens na praia da Galé, junto ao parque de campismo de Grândola, no distrito de Setúbal, pode estar na origem de um novo foco de covid-19. Há pelo menos 20 infetados.
Corpo do artigo
A festa no parque de campismo da Galé, entretanto encerrado, realizou-se durante o fim de semana prolongado de 10 a 14 de junho e reuniu jovens entre os 15 e os 20 anos provenientes de vários pontos do distrito de Setúbal e Lisboa.
Há 20 casos positivos de covid-19, segundo Fernanda Santos, responsável pela Autoridade de Saúde Pública do Litoral Alentejano. "Estamos a investigar os contactos dos casos positivos de jovens da zona de Setúbal e de Lisboa, na sequência da estadia, nos dias 10 e 11 de junho, no parque de campismo da Galé, estando a Autoridade de Saúde de Grândola a aguardar o resultado", explicou Fernanda Santos à agência Lusa.
"Hoje testámos os 13 contactos próximos do concelho de Grândola, que estão em quarentena e aguardam o resultado desses testes que, em princípio, serão conhecidos amanhã [quinta-feira]", adiantou Fernanda Santos.
Os 20 "casos que deram positivo são todos de fora, de Lisboa e Setúbal. Os jovens de Grândola que estiveram nessa festa foram testados e aguardam resultado em quarentena", reforçou.
O JN apurou junto de fonte do parque de campismo que, apesar de a praia da Galé ser frequentada na sua maioria por campistas, não é certo que os participantes da festa estivessem acampados no parque, uma vez que esta tem acesso ao público e não é de uso exclusivo dos campistas.
O JN apurou ainda que nenhuma queixa foi feita à Polícia Marítima de Setúbal sobre a permanência de grupos de jovens na praia da Galé durante o período referido.