<p>O jovem que estava desaparecido após um despiste na tarde de sábado na estrada municipal que dá acesso à antiga estação de caminhos-de-ferro da cidade, na foz do rio Côa, foi encontrado, ontem, com vida a cerca de 15 quilómetros do local do acidente. </p>
Corpo do artigo
Eram cerca de 20 horas quando Márcio, de 23 anos, foi abordado por um residente em Barca d´Alva, numa zona entre esta localidade do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e Freixo de Espada à Cinta. “O popular encontrou o jovem e alertou de imediato a GNR. Aparentemente estava bem de saúde, mas foi encaminhado para uma unidade de saúde da região para exames”, disse o major Cunha Rasteiro, relações públicas do comando territorial da Guarda, acrescentando que a vítima afirmou “não se recordar do acidente, nem de mais nada”.
Ao final da tarde de ontem, após um dia inteiro de buscas nas margens e no leito daquele afluente do Douro, as autoridades tentavam confirmar a informação de que o jovem teria sido visto a caminhar ao longo da linha de comboio, que está desactivada em direcção a Barca d'Alva e ao Pocinho, a cerca de 10 quilómetros do local do acidente. A pista acabou por dar frutos.
As buscas previstas para hoje, com mergulhadores da G NR, um cão de busca subaquática e uma equipa de bombeiros fozcoenses, foram canceladas. “O rapaz terá sido visto, a pé, já na tarde de sábado. As descrições que nos chegaram apontam para que seja ele, mas ainda carecem de confirmação. Provavelmente, fugiu do local com receio da família”, admitiu Aníbal Carvalho, comandante dos bombeiros de Vila Nova de Foz Côa. Márcio, residente em Viseu e com familiares naquela cidade, viajava sozinho quando se despistou, tendo abandonado o local. Para trás deixou o telemóvel e “nenhum vestígio que permita admitir que tenha saído ferido do veículo”, referiu Cunha Rasteiro.
Nas buscas participaram perto de 30 elementos da GNR e dos bombeiros locais, apoiados por um helicóptero durante a manhã, sete viaturas, um bote e quatro equipas de binómios (homem/cão) da GNR, sendo duas de busca e salvamento do sub-agrupamento de montanha instalado na Serra da Estrela.