Vivem há duas décadas debaixo de bancada que ameaça ruir em Rio Tinto
Casal e dois filhos moram, sem condições, no antigo campo do Sport Clube de Rio Tinto, em Gondomar, que está ao abandono há três anos. Câmara vai realojar família até dezembro
Corpo do artigo
Um casal e dois filhos, um deles ainda menor, vivem por baixo da bancada norte do antigo campo do Sport Clube de Rio Tinto, Gondomar, sem as mínimas condições de habitabilidade. A situação arrasta-se há duas décadas, mas desde que há três anos o clube se mudou para novas instalações, as condições têm piorado. A família garante que todos os anos renova o pedido de habitação social, mas apesar de a Câmara já ter emitido, em 2021, “um parecer favorável” para esta “aceder futuramente à atribuição de uma habitação municipal em regime de arrendamento apoiado”, o agregado continua sem solução.
“Isto não é vida. A Câmara está cansada de saber em que condições vivemos, com a bancada a ruir, e o problema é que desde que o campo fechou as condições pioraram muito”, contou ao JN Joaquim Alves, 55 anos, “desolado” com o facto de estar “há 18 anos à espera da atribuição de uma casa”. Diariamente, a família tem baratas e ratazanas junto à casa. A tal ponto que, em junho, “o delegado de Saúde esteve aqui e ordenou uma desinfeção”, que ainda não aconteceu.