A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de louvor aos atletas Rafa, Hélder Nunes e Luís Querido, bem como ao fisiologista Pedro Cruz, todos naturais do concelho, que no último sábado se sagraram campeões da Europa de hóquei em patins, ao serviço da Seleção Nacional.
Corpo do artigo
A proposta apresentada pelo presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, sublinha a "tradição ímpar" de Barcelos nesta modalidade e enaltece os quatro barcelenses que, com o seu contributo, ajudaram Portugal a reconquistar um título europeu que escapava desde 2016.
"Este feito histórico, alcançado em Lordelo, Paredes, constitui um exemplo de excelência desportiva, acrescentando mais uma página dourada à história do hóquei em patins nacional e à tradição desta modalidade em Barcelos", refere o texto.
O voto de louvor salienta ainda que a vitória destes atletas "é motivo de orgulho e um estímulo para todos os atletas, técnicos e clubes do concelho", reforçando a imagem de Barcelos como "terra de campeões". A homenagem é também entendida como reconhecimento público da forma como, através do desporto, Rafa, Hélder Nunes, Luís Querido e Pedro Cruz "honram e dignificam Barcelos além-fronteiras, projetando internacionalmente valores como resiliência, paixão, dedicação e ambição".