Depois de 46 anos na RTP, pivô encerrou o ciclo no último "Portugal em direto", recebendo uma homenagem emotiva de colegas, amigos e família. Surpreendida pelas despedidas, Dina Aguiar mantém a porta aberta a novos projetos televisivos e embarca agora numa viagem ao Japão.
Corpo do artigo
Poucas horas antes de conduzir o último "Portugal em direto", Dina Aguiar foi homenageada no programa "A nossa tarde", de Tânia Ribas de Oliveira. Surpreendida pelo namorado, pelos filhos, pelos netos e pelos colegas, recebeu flores, abraços e palavras de carinho.
Durante a conversa, revelou que poderá surgir noutra televisão ou em outros projetos: "Estarei por aí, se calhar noutra televisão, não faço ideia, noutros projetos." "Espero que não! Ou espero que sim, se te fizer feliz", reagiu Tânia.
A jornalista falou ainda sobre a idade e a exposição pública: "Tenho 72, a caminho dos 73. Nunca escondi a idade, nunca escondi que fiz alguns acertos e as pessoas criticam. Isso é problema delas, não é meu. Quem critica é porque não está bem na vida e precisa da vida dos outros para esquecer a sua."
Mais tarde, em estúdio, Dina conduziu o seu último "Portugal em direto", num ambinete estava carregado de emoção. Colegas, amigos e familiares marcaram presença para lhe prestar homenagem, oferecendo flores, abraços e aplausos.
No final da emissão, deixou uma reflexão sobre o fim do ciclo: "O fim é sempre o recomeço de alguma coisa. Mas sou um ser humano, tenho sentimentos e emoções, e é normal que, quando vejo o carinho e a lágrima nos olhos das pessoas que gostam de mim, a minha também se solte."
Após 20 anos à frente do programa, que agora termina no âmbito da reestruturação da RTP, Dina apontou o legado da equipa. "Cumprimos objetivos, fizemos a diferença, atingimos grandes audiências, atingimos um patamar elevado de aceitação. Fizemos história e deixámos uma marca na RTP. O desafio que fica ao programa que nos sucede é ultrapassar a excelência que atingimos para que fique justificado o fim do "Portugal em Direto", sublinhou.
Poucas horas depois, nas redes sociais, revelou que partia para uma nova experiência: uma viagem ao Japão. A caminho do aeroporto, deixou registos do último dia da sua prestação no programa e agradeceu à colega Alberta Marques Fernandes por encerrar o "Portugal em direto".
E ainda antes de se despedir definitivamente da estação pública, reforçou: "O que digo às pessoas é que nos continuamos a ver por aí. Estarei sempre presente para aquela palavra.". : "Obrigada e até um dia destes ou até sempre, se Deus quiser", concluiu, sem fechar portas a novos desafios.