Dina Aguiar, jornalista de 72 anos, despede-se da televisão pública após mais de quatro décadas de carreira. Programa diário "Portugal em Direto" será substituído por novo formato regional a partir de outubro.
Corpo do artigo
Dina Aguiar vai deixar a RTP até ao final deste mês. A jornalista de 72 anos, reformada, mas que se mantinha ligada à estação através de um contrato de prestação de serviços, foi informada pelo novo diretor de Informação, Vítor Gonçalves, de que foi dispensada e que a sua ligação à televisão pública terminará nos últimos dias de setembro. Em simultâneo, o programa "Portugal em Direto", que apresenta desde 2005, também chegará ao fim.
O espaço informativo, um dos mais vistos da RTP1, deverá terminar no início de outubro. No dia 13, estreará um novo formato dedicado à atualidade regional, produzido no Centro de Produção do Norte, no Porto, mas ainda não foi revelado quem o conduzirá.
Uma carreira de quase meio século
Dina Aguiar entrou para a RTP em 1978 e começou a apresentar o "Informação 2", ao lado de António Mega Ferreira e José Júdice. Mais tarde passou para o primeiro canal, onde se tornou, durante mais de uma década, um dos rostos mais conhecidos do "Telejornal". Para além desse espaço, apresentou programas como "O País Real" e "País, País", antes de assumir o "Regiões", que esteve na origem do "Portugal em Direto".
O futuro da jornalista na televisão pública estava em dúvida desde 2023, quando completou 70 anos. A partir daí, a sua continuidade passou a depender de autorizações da administração da RTP, uma situação que se manteve até agora. Apesar da incerteza, Dina Aguiar conseguiu prolongar a sua presença em antena, mas enfrenta agora a confirmação da saída, encerrando uma carreira marcada pela proximidade com o público.
As novidades sobre a nova grelha da RTP1 serão apresentadas na próxima segunda-feira, em Lisboa.