Do triunfo de Juliana Paes à estreia conturbada de Virgínia: Carnaval do Rio termina com emoções opostas

Juliana Paes celebrou o título da Viradouro após 18 anos fora da avenida, enquanto Virginia Fonseca, namorada de Vinícius Júnior, enfrentou vaias e críticas na estreia como rainha de bateria da Grande Rio
Fotos: Mauro Pimentel/AFP e André Coelho/EPA
Juliana Paes regressou ao posto de rainha de bateria e conquistou o título com a Viradouro. Já Virginia Fonseca, namorada do futebolista Vinícius Júnior, estreou-se na Grande Rio e enfrentou vaias e notas baixas na categoria bateria.
O Carnaval do Rio de Janeiro viveu momentos de contraste nesta quarta-feira, 18. Juliana Paes, atriz da Globo, regressou à avenida após 18 anos e sagrou-se campeã com a Viradouro. Durante o apuramento dos resultados, a atriz emocionou-se ao recordar a sua primeira passagem como rainha de bateria, entre 2004 e 2008, e comemorou o título conquistado com o enredo de 2026.
O convite para o regresso partiu do próprio Mestre Ciça, homenageado no desfile, numa edição que revisitou o icónico carro do xadrez de 2007 e posicionou a bateria no alto da alegoria. "O amanhã ninguém sabe", despistou Juliana, ao ser questionada sobre permanecer no posto de rainha da Viradouro.
Enquanto Juliana celebrava a consagração, Virginia Fonseca enfrentava a desilusão na Grande Rio. Namorada de Vinícius Júnior, que esteve envolvido numa polémica de alegado racismo durante o jogo entre Real Madrid e Benfica no Estádio da Luz, Virginia estreou-se como rainha de bateria e viu a escola receber a segunda pior nota na categoria bateria, com três notas 9,9, perdendo 0,2 décimos para a Acadêmicos da Grande Rio.
Nas redes sociais, os internautas responsabilizaram a influencer pelo desempenho da bateria, que até então era destaque do Mestre Fafá: "Antes da Virginia, o Fafá gabaritou três carnavais em bateria", escreveu um fã. Outro comentou: "Virginia ferrou a bateria do Mestre Fafá. Que ódio".
Durante o desfile, parte do público no Sambódromo criticou a atuação de Virginia com vaias e gritos de "Paolla", em referência à antecessora, a atriz Paolla Oliveira. Apesar das críticas, Virginia deixou a avenida escoltada por seguranças e amigos num carrinho de golfe, mostrando serenidade.
Num direto no seu canal da Twitch, Virginia comentou o percurso de volta ao camarim e recebeu o apoio de fãs que a aplaudiram e tiraram fotos. Paolla Oliveira, presente na Sapucaí, acompanhou o desfile de perto e apoiou a sucessora, desejando que o nervosismo não tirasse a diversão.
"Não ganhamos, mas valeu a pena viver cada segundo!!!! 2027 seguiremos firme para mais", partilhou, mais tarde, Virgina.
"Grande Rio sempre. Esses últimos meses eu vivi, chorei, sorri, aprendi, amei, me superei e sei que não foi só eu!! O Carnaval é lindo, obrigada a todos os envolvidos, obrigada por todo carinho e mensagem de apoio, vamos para mais!!! Nunca será por mim ou sobre mim, é pela GRANDE RIO e CAXIAS", acrescentou, determinado em voltar no próximo ano.

